Quais são as certificações exigidas na hora de importar?

Quais são as certificações exigidas na hora de importar?

Está entrando no mercado de importação ou quer ampliar a sua linha de produtos e está em dúvida quanto às certificações exigidas?

Todos os produtos que entram no país precisam passar por um licenciamento de importação, mas alguns deles ainda tem que cumprir algumas exigências legais e passar pelo crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX).  E em razão destas exigências extras, é possível que o processo de importação ocorra de forma mais lenta que os demais.

Por isso, vamos orientar você a identificar quais categorias de produtos tem esta carga a mais na hora de apresentar as certificações exigidas para entrar no Brasil.

Para importar medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, alimentos, produtos e equipamentos médicos, entre outros, é preciso passar pelo controle sanitário da Anvisa. Este órgão é responsável pelo controle sanitário de qualquer produto importado e também dos nacionais, fiscalizando portos, aeroportos, fronteiras e espaços alfandegários.

Cada categoria destes produtos tem procedimentos e documentações próprias para apresentar, os cosméticos, por exemplo, precisam apresentar registro de Licença de Importação no SISCOMEX, e submeter-se à fiscalização da Anvisa.

A responsabilidade de checar se este produto importado está adequado às normas de segurança nacionais é do Inmetro, entre eles, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, veículos. Estes produtos passam por testes laboratoriais e se aprovados, podem entrar no país legalmente.

Se for importar produtos agropecuários, animais, vegetais, alimentos ou bebidas, como vinhos, vai passar pela vistoria do MAPA.  Em caso de aeronaves, armas e munições competência é do DECEX.

Dependendo das mercadorias importadas e os seus processos de importação, podem ser exigidos outros documentos em virtude de legislação específica ou acordos internacionais. Por isso, sugerimos que tenha o apoio de uma consultora especializada para providenciar todas as certificações exigidas, e assim facilitar o desembaraço aduaneiro no país.

 

Somos uma consultoria, com uma equipe especializada para acompanhar todo o processo de importação e podemos ajudar você. Entre em contato com a gente pelo telefone (54) 3419-9549 ou pelo e-mail:youtrading@youtrading.com.br.


Comente, a sua opinião é muito importante para nós.

 

 

WhatsApp