Como funciona o dropshipping?

Como funciona o dropshipping?
Quando pensamos em abrir uma loja virtual vem logo à mente que a gestão do negócio é complexa, que será preciso divulgar os produtos para o público alvo, fazer campanhas segmentadas e principalmente ter estoque e ser ágil na entrega. 
 
Geralmente quem está começando com venda on-line, opta pelo dropshipping por não ter experiência e acaba desconhecendo todos os processos de vendas! 
 
Confira agora o que é, como funciona e quais as vantagens e desvantagens de abrir uma loja on-line, através do dropshipping. 
 
O que é? 
O dropshipping é na verdade uma técnica de gestão utilizada para quem quer revender sem precisar ter estoque próprio, estrutura física ou valor alto para investir no negócio e-commerce.  
 
Como funciona? 
O lojista cadastra e divulga os produtos aos clientes nos seus canais de vendas e quando a compra é concluída, envia a ordem de compra ao fornecedor, responsável por executar todo o processo pós-compra – seleção, embalagem e o seu envio. Mas o contato, antes, durante e após a compra é feito pelos canais de comunicação do lojista. 
 
Quais as vantagens? 
1. Entre as vantagens de utilizar o dropshipping como ferramenta de gestão para uma loja virtual está a relativa despreocupação com as etapas mais complexas do negócio – seleção, embalagem e envio.
 
2. Dispensa de possuir um local físico para armazenar os produtos e consequentemente desenvolver todas as atividades de logística.
 
3. Desobrigação da necessidade de ter um capital para adquirir estoque. 
 
4. Ter produtos variados disponíveis no site e em outras plataformas de vendas para atingir diferentes públicos.
 
5. Redução dos custos fixos da operação de vendas, ou seja, toda a logística envolvida no processo.
 
Quais as desvantagens?
1. Entre as desvantagens está justamente a falta de controle na operação de venda, dificultando a garantia que as etapas do processo serão cumpridas integralmente, dentro dos prazos previstos e informados aos clientes. 
 
2. Constantes atrasos na entrega do produto, que muitas vezes, extrapolam os prazos firmados com o cliente.
 
3. Demora na solução de outros problemas como envio de produtos errados, com peças faltando ou com defeito.
 
4. Dificuldade em selecionar fornecedores mais ágeis, por causa da distância física entre Brasil e China. 
 
5. Controle de custos mais complexo, por exemplo, quando o cliente comprar itens de vários fornecedores, será preciso possuir um sistema de vendas eficiente para suportar a complexidade da operação.
 
Diante de todas essas desvantagens, recomendamos que quem estiver interessado em entrar no negócio on-line, que evite o dropshipping. Pois, na prática ele não funciona a contento nem a curto, médio ou longo prazo. Estude bem o mercado, o seguimento em que vai atuar e procure orientação especializada. 
 
Somos uma agência de consultoria de importação e exportação, e podemos ajudar você a montar o seu negócio, orientando qual caminho seguir. Entre em contato com a gente pelo telefone (54) 3419-9549 ou pelo e-mail:youtrading@youtrading.com.br.
 
Este modelo de negócio é interessante? Comente, a sua opinião é muito importante pra gente.
 
WhatsApp