TRADING COMPANIES – O que são e porque sua empresa deve apostar nelas

TRADING COMPANIES – O que são e porque sua empresa deve apostar nelas

Olá, leitores! 

Vamos retornar às postagens do blog com um dos assuntos primordiais e de maior relevância para as empresas, a fim de estabelecer de forma simples e elucidativa o que são as “trading companies” e como elas podem facilitar as atividades comerciais de importação e exportação.

Afinal, por que apostar em uma trading company?

Quando falamos em preços baixos, a atividade de importação de produtos oriundos de países considerados com mão de obra mais barata, por exemplo, da China, parece ser realmente uma luz no fim do túnel e uma forma de diminuir os custos da operação.  Basta ter internet – e se você está lendo isso, você certamente tem – para verificar os inúmeros sites que disponibilizam informações para compra e venda de produtos, trazendo um acesso prático e viável, tanto para a pessoa física quanto jurídica.

Todavia, quando se trata de importação/exportação empresarial, especialmente as de grandes volumes, a atividade não é tão simples como parece. Todo cuidado será pouco, pois sempre haverá riscos em negociar com empresas que tenham pouca experiência em desembaraço de cargas, ou que trabalhem com materiais de pouca qualidade, sem falar nas inúmeras informações falsas que poderão prejudicar ao invés de beneficiar aquela operação.

Considerando este cenário, as trading companies surgem, justamente, para evitar a ocorrência de erros e operações mal feitas, que poderão ser fatais e reverter num custo alto a ser suportado pela empresa. Estas empresas de trading aparecem, portanto, como uma resposta à necessidade de terceirização do setor junto às empresas de médio e grande porte. 

O cliente que contrata uma trading company não precisa se preocupar com prazos, qualidade dos produtos e burocracia. É que a trading cuida de todo o processo, do início ao fim. Por esse motivo, todas as adversidades que possam vir a ocorrer durante o mesmo, serão de responsabilidade da trading. 

As tradings contam ainda com agentes no exterior, e realizam todo o processo de prospecção de fornecedores e inspeção das mercadorias, conseguindo ainda consolidar cargas com produtos de variados fornecedores em um único pedido. Por terem contato direto com diversos fornecedores, conseguem oferecer uma análise de preços mais precisa e com quantidades reduzidas. Cuidam do fechamento de câmbio, da contratação de frete e de seguro. E além de todas as vantagens mencionadas, ainda possuem benefícios fiscais que diminuem custos com tributação.

Diante destas informações, caro leitor, entendemos ter demonstrado que é vantajoso para as empresas que realizam importação e exportação contratarem uma trading company para não somente auxiliar, mas sim terceirizar estas atividades, revertendo em diversos benefícios para a empresa, que poderá ter maior confiança no produto sem correr o risco de perda econômica por uma importação/exportação feita de forma descuidada.

Nós da Youtrading prestamos toda a assessoria nos processos de importação. Com atuação há mais de 6 anos no mercado, buscamos facilitar negócios internacionais com seriedade, segurança e eficiência, desenvolvendo soluções precisas nos segmentos de importação e consultoria, de acordo com a sua necessidade.

Para isso desenvolvemos metodologias de execução acessíveis e ajustáveis ao porte, estrutura e necessidade de cada organização. E por termos nosso centro de distruibuição localizado em Santa Catarina, usufruimos do benefício fiscal existente no estado chamado de Tratamento Tributário Diferenciado (TTD), onde não se é cobrada alíquota cheia do ICMS, sendo recolhido apenas um percentual que pode variar de 0,6% a 2,6%, dependendo do produto, o que diminui bastante os custos do processo.

Está querendo internacionalizar a sua empresa e baixar os custos com segurança e bom atendimento? Liga ou manda um e-mail para a gente, teremos prazer em atendê-lo!