Seis frutas brasileiras batem recorde de exportação em volume no primeiro quadrimestre de 2017

Seis frutas brasileiras batem recorde de exportação em volume no primeiro quadrimestre de 2017
Brasília – Das oito frutas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, seis (mamão, manga, melancia, melão, uva e limão) bateram recordes para o período em volume de exportação, durante o primeiro quadrimestre de 2017. Os dados são da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
 
Embora o primeiro semestre seja de exportações menos volumosas, os resultados positivos têm surpreendido agentes do setor, tendo como algumas das principais justificativas o maior volume de fruta disponível no Brasil, atrelado ao enfraquecimento da demanda no mercado interno. O primeiro fator, inclusive, foi possibilitado pelo clima no Brasil em 2016, que favoreceu o desenvolvimento das frutas, desencadeou um maior volume e melhorou a qualidade.
 
Algumas frutas, como a uva, por outro lado, tiveram os envios favorecidos pela crescente demanda por novas variedades que têm sido cultivadas no Brasil, enquanto os de melão e melancia foram impulsionadas pelo maior volume contratado previamente, resultado da boa procura de países compradores.
 
Além disso, as baixas cotações das frutas no mercado doméstico também estariam impulsionando as vendas externas. No último Ranking da HF Brasil – Abril/2017, por exemplo, duas destas variedades apresentaram as maiores reduções nos preços frente a março/17, de 55% para o mamão havaí e de 13% para a melancia.
 
 
 
 
 
Fonte: Comex do Brasil