Cinco passos para começar a importar

Cinco passos para começar a importar

Bom dia!

Hoje apresentamos algumas dicas para a busca e seleção de fornecedores no exterior, separados em cinco passos que vão auxiliar quem quer começar a importar. Focamos na China, mas o processo pode ser estendido para outros países também.

DEFINIR O QUE SER QUER

A busca por fornecedores é um dos passos mais importantes quando falamos em importação. Na verdade, acreditamos que o fator principal quando se pensa em internacionalização é saber exatamente o que se quer importar.

O primeiro passo então, é definir o item a ser importado, já que, com todas as opções que encontramos na China, se você não tiver certeza do produto que deseja comprar, o processo todo vai se tornar mais demorado. É que os fornecedores oferecem diversas opções de produtos, sendo que um item pode ter centenas de variações que você nem sequer sabia que existiam. Por isso, é muito importante saber exatamente o que ser quer para não cair em tantas tentações...

BUSCA DE FORNECEDORES

Com o produto definido, parte-se para a busca dos fornecedores. Para negociar e comprar direto da fábrica é necessário que a quantidade de itens da ordem seja alta, pois, normalmente, o varejo chinês não aceitará ordens com quantidades pequenas. Se esse for o seu caso, o melhor é pesquisar o produto que deseja no atacado.

O Alibaba é um dos principais sites de venda do varejo chinês. Trata-se de um site completo e fácil de ser navegado, e consideravelmente seguro.

Lembrando que quando se trata da China, todo cuidado é pouco. Em todos os posts que escrevemos no blog, a gente relembra que, para você ter 100% de certeza na hora da compra, precisará ou ir até a China e inspecionar a fábrica você mesmo, ou contratar uma trading, que é a melhor opção, ou mesmo um agente de carga, para te ajudar com o processo. Principalmente quando falamos em compras de varejo, onde normalmente as quantidades e valores dos pedidos são altos e o risco de eventual erro é muito maior.

AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES

Fazendo a pesquisa, você vai encontrar diversos fornecedores para o mesmo item. É preciso, então, avaliar com cuidado o fornecedor escolhido. Como falamos anteriormente, para ter mais segurança no processo, é necessário fazer a inspeção da fábrica, que poderá ser realizada pela empresa trading, por agente de carga ou por você mesmo.

Se você quer saber mais sobre os fornecedores que está avaliando, o site da Câmara Brasil-China é uma opção interessante, porque possibilita a pesquisa de fornecedores e tradings e fornece dados referentes à sua idoneidade, auditorias realizadas na fábrica, inspeção dos produtos, pré-embarque, entre outras.

NEGOCIAÇÃO

Além de ajudar o importador com a inspeção nas fábricas, a trading consegue ajudar você na negociação, pois a língua nativa pode ser um problema. A maior parte dos chineses não fala inglês, então, utilizar do auxílio de uma empresa que possui escritório e agentes na China, descomplica muito o processo de importação.

COMPRA

Após a escolha e a negociação de valores com o fornecedor, você já pode partir, finalmente, para a compra em si. Independente de você já possuir radar ou não, a trading vai te auxiliar na documentação necessária e no pagamento aos fornecedores, pois alguns só aceitam pagamento em moeda local.

Depois de efetuado o pagamento, vem a confirmação do pedido pelo fornecedor, após ocorrendo a inspeção pré-embarque, o recebimento e inspeção das mercadorias. E então é só aproveitar toda essa diversidade de produtos que o mercado internacional tem para te oferecer!  

Fontes: IbidWikiHowChubatsu&Saito

Nós da Youtrading, com o intuito de assessorar cada vez melhor nossos clientes, contamos com escritório em Shenzhen e Yiwu (Norte e sul do território chinês), onde temos apoio de agentes chineses que tem a função de verificar in loco as fábricas para garantir a procedência do produto a ser importado, impactando, consequentemente, no melhor custo x benefício das importações.

Liga para a gente!

SP: + 55 11 3230.1011 - RJ: + 55 21 3956.1676
MG: + 55 31 3956.0807 - RS: + 55 54 3419.9549

Skype: youtrading@youtrading.com.br

www.youtrading.com.br