Canton Fair: A maior feira multissetorial do mundo

Canton Fair: A maior feira multissetorial do mundo

Bom dia!

Hoje vamos falar um pouco sobre a maior feira multissetorial do mundo, que acontece há 60 anos na China, e duas vezes ao ano: a Canton Fair

Esta grande feira movimenta um volume de mais de 27 bilhões de dólares, contando com quase 25.000 exposições com fornecedores nacionais e internacionais e mais de 180.000 compradores estrangeiros, ocupando um espaço de mais de 1 milhão de m²!

História

Também conhecida como “feira de Cantão”, ou simplesmente, feira de importação e exportação, a Canton Fair teve seu primeiro evento no começo do ano de 1957, na cidade de Guangzhou, onde até hoje, ainda é realizado. Considerada como a feira comercial de mais alto nível, é responsável pelos maiores resultados em operações no país asiático.

Em suas primeiras edições, só podiam comparecer os visitantes que fossem convidados, de um número limitado de países, na maior parte de origem asiática. Por ter começado antes do boom industrial chinês, a exposição da feira era na maioria, de produtos agrícolas. Mas a partir de 1974 começou o seu processo de expansão, com sua organização no Centro de Exposição Liuhua, complexo que teve que aumentar de tamanho e capacidade de ocupação com o tempo, para garantir a crescente recepção de participantes que ocorreriam nos anos posteriores.

Foi na década de 70 que iniciou um novo capítulo para Feira de Cantão, a partir das mudanças trazidas pelas reformas econômicas de Deng Xiaoping. E na década de 80, com o ressurgimento da iniciativa privada e da abertura ao investimento estrangeiro, a Feira se expandiu ainda mais, sofrendo de forma positiva a influência do relaxamento do controle de preços, da redução do protecionismo e da privatização de empresas estatais.

Os anos 2000 também trouxeram fatores importantes para a continuidade e expansão da Feira de Cantão. Com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2001 e o estabelecimento do país como a segunda maior economia do mundo, o comércio chinês ganhou ainda mais atenção e modernização, beneficiando diretamente o evento. Em 2002, a feira ganhou a divisão em duas fases, cada uma com duração de seis dias, com a finalidade de garantir espaço para o número de exibições.

Em 2006, mudou seu nome oficial de “Feira de Exportação de Commodities da China” para a atual “Feira de Importação e Exportação da China”, e a partir do ano de 2009, o evento passou a ser dividido em três fases, com cinco dias cada uma, diante da necessidade de expansão pelo grande número de exibidores. 

Vantagens

A Canton Fair não é chamada de maior feira multissetorial à toa. O evento abrange os mais variados setores de produtos de uma vez só, fornecedores e compradores do mundo inteiro, uma variedade infinita de produtos, serviços e lançamentos recentes. É uma possibilidade imperdível de ampliação da sua rede de contatos, porque apresenta a marca ali exposta a nível internacional, em proporções incomparáveis.

No ano de 2016, a feira obteve números surpreendentes. A área total ocupada chegou a 1.180.000m², montando-se mais de 60.000 estandes e englobando um volume de mais de 27 bilhões de dólares! Foram mais de 180.000 compradores e mais de 22.000 fornecedores expondo seus produtos.

A julgar que a feira acontece há 60 anos, sem nunca ter sido interrompida, é inegável a sua dimensão e força frente ao comércio internacional.

Funcionamento                         

Conforme já mencionamos, a feira é dividida, hoje, em três fases, e cada uma abrange setores diferenciados com imensa variedade de produtos. Listamos, resumidamente, os segmentos que compõem cada uma das fases abaixo:

Primeira Fase: Automóveis, autopeças, bicicletas, computadores e produtos de informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos de som e iluminação, ferramentas, ferragens e hardware, máquinas e equipamentos pesados, materiais de construção e acabamento, motocicletas, pequenos maquinários, produtos químicos e utensílios para banheiro.

Segunda fase: Artigos de decoração para o lar, artigos de higiene pessoal, brinquedos, móveis, relógios, óculos, presentes e brindes, produtos em cerâmica e vidro, produtos em rattan e em aço, produtos para festas.

Terceira fase: Acessórios de moda, alimentos, artigos de cama, mesa e banho, aviamento, bolsas e malas, carpetes e tapeçarias, matéria-prima têxtil, material de escritório, moda íntima, pele e plumagem, produtos esportivos, roupas e artigos em couros, utensílios médicos e para curativos, vestuários masculino, feminino e infantil, sapatos.

Quando e onde ocorre

A Feira de Cantão ocorre duas vezes por ano. Uma de suas edições ocorre na primavera, entre abril e maio, e outra no outono, entre outubro e novembro. Cada edição tem duração de quinze dias, e são divididos em três fases, cada qual contando com cinco dias.

O local em que ocorre a maior feira de negócios do mundo é Guangzhou, também conhecida por Cantão, a capital e maior cidade da província de Guangdong, no sul da China. É uma metrópole considerada de liderança no quesito comercial e industrial no país asiático, recebendo nessas épocas do ano milhares de empresários de todo o mundo.

A sede onde a feira é realizada chama-se Complexo Pazhou – Feira de Importação e Exportação da China, localizado na Rua YuejiangZhong, número 380,Guangzhou, China.

Os horários em que ocorrem as exibições geralmente são das 09:30 até às 18:00 para os compradores, e das 09:00 até às 18:00, para os exibidores.

A edição de Outono 2017 da feira, acontecerá nas seguintes datas:

Fase 1: 15 a 19 de Outubro de 2017
Fase 2: 23 a 27 de Outubro de 2017
Fase 3: 31 de Outubro a 04 de Novembro de 2017

Se você deseja expandir o seu negócio, encontrar uma imensa diversidade de produtos, opções e preços, junte-se a Youtrading na missão empresarial 2017 e participe desse evento imperdível e cheio de possibilidades!

Para maiores informações sobre a feira, sobre a nossa missão 2017 ou se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar!

SP: + 55 11 3230.1011 - RJ: + 55 21 3956.1676
MG: + 55 31 3956.0807 - RS: + 55 54 3419.9549
Skype: youtrading@youtrading.com.br
E-mail: youtrading@youtrading.com.br

www.youtrading.com.br

Fontes: China Link, Canton Fair Service, Ad Feiras